24 de out. de 2010

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA MEDICA

LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 60-71, maio/ago. 2002.


O artigo, de Ilza Leite, tem o objetivo de revisar a literatura sobre estratégias de busca na recuperação da informação mostrando os conceitos de cada autor para estratégia de busca, e as principais técnicas e etapas, consideradas pelos autores revisados.


As definições do dicionário Aurélio para estratégia, busca e tática é: estratégia é arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos, busca é a procura com o fim de encontrar alguma coisa e tática é fig. processo empregado para sair-se bem num empreendimento.


Os autores a seguir fizeram estudos sobre estratégias de busca, como os objetivos ou conclusões a seguir:


Bourne (1977), investigou o impacto dos erros ortográficos em uma dase de dados, e como isso afeta a busca.


Harter (1984) analisou os diversos estilos de busca em linha.


Fidel (1986) mostrou que a maioria dos sistemas baseia-se no texto.


Armstrong & Large (1988) criou manuais de diversas bases de dados de varias ciências.


Bates (1987, 1988), definiu estratégia de busca como: “estudo da teoria, princípios e prática de planejar e executar táticas e estratégias de busca”. Bates em 1990 observou que o processo de busca efetuado por pessoas, é composto por diversas estratégias e táticas o que afeta o resultado, diferente de um processo de busca e sistema.


Wildemuth et al (1991), realizou um estudo de como o usuário se comporta quando realiza a sua própria estratégia de busca.


Tenopir, Nahl & Howard (1991) fizeram uma pesquisa sobre como os usuários elaboram estratégias de busca.


Figueiredo (1992) analisou a questão do desenvolvimento de estratégias de busca.


Spink & Saracevic (1993) analisaram diversas busca de usuários, para verificar quando os usuários utilizavam determinados termos e o vocabulario controlado.


Tenopir (2001) estuda a questão da facilidade na localização de textos em bases de dados, e a disponibilidade de o usuário fazer o download do texto encontrado.


As técnicas de estratégia de busca, são táticas que devem ser tomadas para que seja realizada uma boa pesquisa. Tática, segundo Bates (1974 e 1979), é um plano para a realização de uma busca, que pode ser bem sucedida ou não. A técnica de busca “hedges” é um agrupamento de conjunto de termos específicos de um determinado assunto que pode ser utilizado para uma pesquisa futura. Há uma técnica de pesquisa definida como “crescimento da pérola de citação” que o usuário define uma citação que encaixe com o que ele precisa e o sistema irar apresentar resultado de outras citações semelhantes, ou seja com assuntos similares.


Fidel (1984, 1985, p. 62) definiu dois modelos de estilo de busca sendo eles: operacionalista que é “um movimento que usa as características do sistema de recuperação com o objetivo de modificar o conjunto recuperado sem mudar o significado conceitual que ele representa” e conceitualista que modifica o conjunto recuperado pela mudança de significado do conceito que ele apresenta.


Descritores “colinked” é uma técnica de busca criada por Harter & Cheng (1996). Esses descritores escolhem termos que hipoteticamente são superiores para efetuar uma determinada busca.


As etapas de busca são: Discussão do tópico geral da pesquisa, conhecimentos básicos sobre os instrumentos de busca, formulação “provisória” da estratégia de busca, compreensão da lógica dos conjuntos de termos, interdisciplinaridade, eliminação de termos indesejados e especificação dos parâmetros relevantes para a execução da busca.






Comentário






Após a leitura e o resumo dessa revisão de literatura, publicada na revista Ciência da informação sobre estratégias de busca, percebi que há melhores maneiras de se efetuar busca sendo que uma das que eu mais interesse é técnica descritores “colinked”, pois quando for necessário efetuar uma busca em uma área não muito conhecida pelo profissional da informação que está a fazer a busca, você digita uma determinada palavra e o sistema vai te informar qual palavra seria a melhor nesse tipo de pesquisa, sendo assim você vai ter uma provável revocação maior, e vai recuperar o que precisa. Além disso, através do conhecimento das etapas, percebi que há uma maneira melhor de se efetuar uma busca mais precisa, e essa é conhecer melhor o usuário, pois desde a primeira etapa, que você discute com o usuário sobre o tema até a última, que você junto com o usuário define os termos mais relevantes para a busca.




O tema do blog é: sistema de recuperação da informação na area medica




Conheça também os posts:

Conceitos de sistema de recuperação da informação

Conheça alguns sistemas de recuperação da informação na área medica






Sistema recuperação da informação area medica


http://ganhe-dinheiro-internet-facil.blogspot.com.br/

2 comentários: